domingo, 15 de novembro de 2009

Tarefa Biologia 2 - Células-tronco



Células-tronco são células primitivas produzidas durante o desenvolvimento do organismo e são capazes de se dividirem e criarem cópias idênticas a célula original. Sua utilização para fins terapêuticos pode representar talvez a única esperança para o tratamento de inúmeras doenças ou para pacientes que sofreram lesões incapacitantes da medula espinhal que impedem seus movimentos. A legislação brasileira sobre pesquisas com células-tronco de embriões humanos, já aprovada pelo congresso, permite o uso dessas células para qualquer fim. Já a lei da Biossegurança aguarda a aprovação da Câmara dos Deputados. Nos dias de hoje ainda existe muita polêmica sobre os estudos com células-tronco, pois, a igreja é contra o uso de células-troco embrionárias.

Há cinco tipos de células-tronco, são elas:Totipotentes que células que podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; Pluripotentes que são células que podem produzir todos os tipos celulares do embrião. As células-tronco embrionárias são um exemplo de pluripotentes;Multipotentes que são células que podem produzir células de várias linhagens; Oligopotentes que são células que podem produzir células dentro de apenas uma linhagem; Unipotentes que são células que produzem somente um único tipo celular maduro. Existem várias doenças que seriam beneficia com a utilização de células-tronco embrionárias, entre elas são: Câncer, doenças do coração, osteoporose, Doença de Parkinson, diabetes, cegueira, lesos na medula espinhal, doenças renais, doenças hepáticas , Alzheimer, distrofia muscular, osteoartrite e doença pulmonar.

Na minha opinião, as pequisas com células-tronco não deve parar, pois, é uma tecnologia quase inimaginável que pode salvar muitas vidas graças ao grande avanço na medicina que elas trazem. Alem disso acho que a igreja não deveria ser contra as pesquisas que poderão salvar milhares de vidas no futuro.

3 comentários:

  1. Gostei muito do texto pois explica o que são células-tronco e suas definiçoes, e o texto está explicado com clareza.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, parabéns pelo teu trabalho! Ficou muito bom! Consegui apronfundar meus conhecimentos em relação aos tipos de células-tronco, que podem ser: totipotentes, pluripotentes, multipotentes, oligopotentes e unipotentes.
    Conseguiste expressar bem a tua opinião sobre o uso dessas células, porém também devemos respeitar a opinião da Igreja. Pois ao retirarmos as células-tronco de embriões recém fecundados, estamos atrapalhando também o seu desenvolvimento, ou seja, estamos retirando sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem explicado o texto, tem bem os conceitos de tudo relacionado as células tronco!! O que eu fiquei conhecendo agora são aquelas classificações em: multipotentes, oligopotentes e unipotentes. Parabéns!!

    ResponderExcluir